segunda-feira, 18 de agosto de 2008

19 A LAGOA PRATA DO BEM-ESTAR Rio, 13/9/99 - 2:06


Minha amiga, estou sempre neste trânsito do ser
Se há quem se pareça com a esfera mundo
Que eu possa me invadir com esta curva
Ou com esta gente que eu preciso navegar
Mas que me incomoda sem a ciência, com a ciência
Consciência libertada - e eu dissera nada
E me prenderam porque têm intimidade com que é grade
Grato sou, soou a campainha, e não é ninguém
Ionesco já entendera o rinoceronte ignorado
O homem-elefante na memória branca do pavio
Que se escorrega a correr da morte, a côrte do vago, do vadio
Rio aos prantos com os amigos do olhar
Nunca nos falamos, sempre a nos cruzarmos
Toda vez, as mãos nos bolsos sem dinheiro, sem a prata
Mas com a angústia própria das idades propriedades
Velejam quase todos com os mares secos verticais
Eles que escoam a uma vala sarjeta, a uma fenda
Que os atrai a uma lagoa cinza da melancolia do bem-estar
Podendo-lhes compreender com a dúvida óbvia dos que imaginam
Ou que preferem imaginar sem a mágica do sonhar

.............................................................................


48 A SENHA DO PLANETA Rio, 6/2/2000 - 00:45


- Digite a senha
- Qual senha ?
- Digite a senha, por favor
- Ah ... mas é lógico : M-E-D-I-O-C-R-I-D-A-D-E
- Pode entrar.

Foi assim que eu entrei neste planetinha
E será assim que tu poderás se empenhar nesta visita
Não, não é preciso mais nada. É o bastante
Mas lembre que os comportamentos são rotineiros
O que eu faço hoje devo repeti-lo amanhã
Do contrário é subversão
E outra coisa : o pensamento é mecânico, ultra-lógico
Ah ... não tenha medo do riso - é ritmado, quase cantado
Só não queiras rir fora do tempo - tens que estudá-lo
O choro também é com método. Tem datas ótimas
O choro é o contrário : deve ser fora do ritmo e exagerado
Já ia me esquecendo : o sexo tem uma cartilha com escolhas múltiplas
É mais democrático - mas é sempre bom pertencer a um grupo
As notícias são fantásticas - eles são ótimos em tragédia e vida pessoal
Eles sabem se justificar e são pioneiros em tudo ...
Ainda há muita fome, mas eles lidam bem com o problema
Não sofrem muito - O sofrimento deixam aos objetos
O desequilíbrio do planeta ? Não se preocupe , é natural e incentivado
Sim, morrem muitos. Mas eles são tantos ...
Depois a gente continua - estou muito cansado
Ah ... espera aí. Não vá. Tome todas as noites o suco de apatia
Sabor ? Não exatamente. Mas é excelente pro dia seguinte
Não esquece da senha. Tchau.

Pedro de Hollanda

Nenhum comentário: